O Pároco

Eldinei Carneiro



Nascido em 03.01.1983 e Ordenado 27.12.2008, Pároco da Paróquia de Santo Antônio de Gurupi e Assessor Diocesano Vocacional.

Pe. Eldinei da Silva Carneiro Neto, nasceu em 03 de janeiro de 1983, em Santa Rosa do Tocantins. É filho de Elze Rodrigues Neto e Elza da Silva Carneiro Neto. Foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Natividade, no Bonfim em 15 de agosto de 1984. Recebeu sua 1º Eucaristia no dia 11 de outubro de 1997 na capela de São Sebastião em Santa Rosa do Tocantins.

Celebrou sua Crisma na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional no dia 24 de junho de 2000. Durante a infância e a juventude frequentou o Oratório São João Bosco.

Estudou na Escola Estadual Professor Zacharias Nunes da Silveira, onde fez todo o Ensino Fundamental. No dia 28 de janeiro de 2000 mudou-se para Porto Nacional e ingressou no Seminário São José, cursando o Ensino Médio no Colégio Sagrado Coração de Jesus.

No dia 18 de fevereiro de 2003 começou a caminhada acadêmica no Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo, em Palmas – TO pelo Centro de Estudos Superiores Mater Dei, cursando filosofia e em fevereiro de 2005 iniciou-se o curso de Teologia, onde o concluiu em 2008. Ordenado Diácono no dia 05 de julho de 2008 (Catedral Nossa Senhora das Mercês – Porto Nacional). Foi ordenado Sacerdote no dia 27 de dezembro de 2008 (Ginásio de Esportes Edilton Nunes Araújo – Santa Rosa do Tocantins – TO).

Em Porto Nacional – TO foi Vice-reitor e professor do Seminário São José e professor no Colégio Sagrado Coração de Jesus de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso. Em 08 de fevereiro de 2008 foi nomeado Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Ponte Alta, na cidade de Ponte Alta do Tocantins, onde morou até 06 de Agosto de 2010.

No dia 03 de julho de 2010 tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, em Taguatinga – TO, a missa foi presidida por Dom Romualdo Matias Kujawski.

Em agosto de 2012 foi enviado à Roma para fazer mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense – (Academia Alfonsiana), onde o conclui em junho de 2014.

Pe. Eldinei foi Coordenador Diocesano de Pastoral, Professor no Seminário São José, em Porto Nacional. Também foi Assistente Eclesiástico da Casa de Maria, em Porto Nacional –TO. Ainda teve um programa religioso (Fé e Vida) na Rádio Porto FM, 87,90, em Porto Nacional – TO.

Atualmente é Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Gurupi-TO, desde 01 de janeiro de 2016. É apresentador do Programa Despertar em Cristo, na Rádio 95,90. Na Diocese de Porto Nacional é Animador Diocesano Vocacional. Ainda foi membro do Conselho Presbiteral. É professor titular de Filosofia e Teologia no Seminário Maior Divino Espírito Santo – Centro de Estudos Superiores Mater, em Palmas- TO. Escreveu sua primeira obra intitulada: “O espaço da liberdade humana na vida moral segundo a Veritatis Splendor de João Paulo II”, lançada em Santa Rosa do Tocantins – TO, do dia 31 de maio de 2015.

Em 03 de janeiro de 2016, Dom Romualdo Matias, Bispo de Porto Nacional, o empossou como Novo Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gurupi – TO, onde tem apresentado um trabalho de evangelização com dinamismo, humildade e sabedoria divina, destaca-se por servir dos meios de comunicação como ferramentas de anúncio do Evangelho. É muito conhecido por ministrar formação nas Paróquias, Palestras e Conferências nas Escolas e Ambientes Públicos.